Rampa do Estaleiro


Acessibilidade e ciência
Agosto 27, 2008, 9:14 am
Filed under: Uncategorized | Etiquetas: , ,

São muitos os motivos que nos levam a falar da afirmação do título deste post. Antes de mais, é necessário explicar o que entendemos por acessibilidade. De forma geral foi adoptada a designação de que acessibilidade é inclusão, uma mesma oportunidade de acesso aos diferentes bens. Não se pretende entrar pela via da acessibilidade web ou mesmo sobre a acessibilidade das estruturas. Hoje falamos de acessibilidade de informação.

Acessibilidade

Acessibilidade

Dessa forma, promover a acessibilidade é promover a inclusão. Chegámos ao ponto “X” da temática aqui abordada.

É já “velha” a ideia de que a investigação e outras actividades semelhantes só constituem algum interesse para aqueles que nessas áreas trabalham.
Será que essa ideia ainda hoje é válida hoje em dia?

O público, de forma geral (ainda que seja perigoso generalizar), interessa-se pela investigação científica e por alguns dos seus resultados. Certo é que não deseja saber os pormenores desta ou aquela enzima ou proteína, tal como se espera que um investigador da área se interesse. Porém, deseja saber de que forma esta enzima ou proteína pode afectar a sua vida, o seu dia-a-dia.

Mas a questão é sobre o acesso à ciência. Meios de comunicação social, blogs, projectos de comunicação de ciência, todos eles ajudam a levar o conhecimento científico a um público mais abrangente e diversificado. Contudo, não são raros os casos em que a comunicação não é eficaz, uma comunicação que não suscita qualquer interesse naquele que seria o público-alvo dessa comunicação.

Então, é necessário saber comunicar correctamente. Comunicar não é só dizer o que se quer, da forma que se quer. Isto é válido para todos os intervenientes no processo comunicativo. Concordam?

E por outro lado, concordam que deve cair o mito de que comunicar para o público em geral é baixar demasiado a fasquia. Muito pelo contrário. Se uma mensagem, dirigida ao público em geral, usa e abusa de termos científicos e não estabelece qualquer ligação ao dia-a-dia das pessoas, será essa mensagem eficaz? Será acessível? Terá sido feito o esforço de dirigir a mensagem ao público-alvo, se esse público não forem investigadores?

Ficam algumas questões no ar para responderem..
É realmente importante haver comunicação de ciência?
Que essa comunicação, a existir, seja bem estruturada de forma a atingir o target?
De que forma se pode atingir essa meta?
O que devem/podem fazer os espectadores, os comunicadores e os investigadores?

Comentem, participem, digam o que vos passa pela mente sem medos e sem vergonha.

Mergulhem na ciência!
——————–
© 2008 Estaleiro da Ciência – IBMC · INEB


Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário